Visando o desenvolvimento de habilidades de convivência na diversidade, habilidades de atuação socioambiental e de construção e reflexão sobre o conhecimento, a Escola Florescer implementa as seguintes estratégias no cotidiano pedagógico: Trabalho com Projetos Socioambientais como prática cotidiana pedagógica, priorizando as questões regionais e locais; Distribuição de responsabilidades para com todos da turma e trabalho em grupos colaborativos.
A coleção cuidando do Planeta Terra é um material didático transdisciplinar, organizado por séries e compreende seis projetos, um a cada volume. Esses projetos, subdivididos em aulas, interligam todos os componentes curriculares a partir de um mesmo tema. Trata-se de uma ideia inovadora em educação, rompendo com a perspectiva da Pedagogia Tradicional que separa os conteúdos por componentes curriculares.
Rompendo com a perspectiva da Pedagogia Tradicional que separa os conteúdos por componentes curriculares, a Coleção cuidando do Planeta Terra é um material didático transdisciplinar e compreende seis projetos, trabalhados durante o ano letivo. Esses projetos, subdivididos em aulas, interligam todos os componentes curriculares a partir do tema gerador.
A aprendizagem por projetos e a trandisciplinaridade são consideradas ideias inovadoras em educação.
A Escola Florescer, embasada pela Pedagogia Ecossistêmica, organiza seu currículo nuclear em uma Teia Curricular de Saberes que parte de um ponto comum: a ideia de que todos somos responsáveis pela co-criação de nossas realidades.
A partir de seu núcleo, a Teia Curricular contempla três eixos norteadores das atividades pedagógicas: o cuidado nas relações que produzimos no Meio Social, no Meio Ambiente e na relação reflexiva de autoconhecimento, autorregulação e desenvolvimento pessoal.
A Teia Curricular compreende seis temáticas geradoras dos projetos elaborados por cada turma, de maneira interdisciplinar:
A Escola Florescer, embasada pela Pedagogia Ecossistêmica, em uma Teia Curricular de Saberes que parte de um ponto comum: a ideia de que todos somos responsáveis pela co-criação de nossas realidades.
A partir de seu núcleo, a Teia Curricular contempla três eixos norteadores das atividades pedagógicas: o cuidado nas relações que produzimos no Meio Social, no Meio Ambiente e na relação reflexiva de autoconhecimento, autorregulação e desenvolvimento pessoal.
Objetiva trabalhar o respeito, o amor, a solidariedade e a ética, como valores fundamentais para conviver em harmonia com todos os seres.
Tem como objetivo proporcionar o resgate da nossa história, conhecendo as raízes e valores dos povos que deram origem à nossa nação.
Visa desenvolver a consciência de que somos seres integrantes da natureza e que estamos ligados a todo o universo.
Objetiva pesquisar e estudar a história da colonização, miscigenação de raças, cultura, tradições e espiritualidade do povo Brasileiro.
Visa buscar informações atuais sobre as questões relativas à fauna, flora, habitação, reciclagem de lixo, saúde, alimentação, comunicação e educação do nosso país e do mundo.
Objetiva trabalhar temas como os valores humanos, as Declarações Universais dos Direitos Humanos e da Criança, o ECA, a Constituição Federal, como instrumentos necessários na construção de um mundo melhor.
O material didático da coleção é diferenciado dos demais sobretudo por ser o ponto de partida da interação conhecimento-estudante. O portfólio é o modo como se denomina, uma vez que é marcado pelos registros das interpretações e conceituações sobre as temáticas abordadas em sala de aula e pesquisadas pelos estudantes. Permitindo ao estudante o empoderamento e a significância dos conhecimentos tratados.
A contextualização, as pesquisas e as vivências realizadas nos diferentes cenários de aprendizagem promovem sentido ao que se aprende.
A contextualização, as pesquisas e as vivências realizadas nos diferentes cenários de aprendizagem promovem sentido ao que se aprende. Esses cenários são laboratórios vivenciais onde os conteúdos das diferentes disciplinas são contemplados, de forma interligada e transdisciplinar. São eles: laboratórios vivenciais e ateliês de criação artística.
Esses cenários são laboratórios vivenciais e ateliês onde os conteúdos das diferentes disciplinas são contemplados, de forma interligada e transdisciplinar.
São eles:
• Horta: nesse ambiente de aprendizagem, os alunos são incentivados a escolherem em grupo uma espécie de hortaliça a ser plantada, observando-se todo o processo de desenvolvimento do vegetal. Pesquisam sobre os procedimentos de plantio, sobre o tempo de desenvolvimento e as características do solo e clima propícias à espécie escolhida. Estudam sobre o valor nutricional de cada espécie, bem como sua utilização na culinária, elaborando os mais variados pratos;
• Farmácia Viva: cenário onde há uma diversidade de espécies de ervas medicinais utilizadas popularmente para tratamento de diversos sintomas. Os alunos são incentivados a valorizar a medicina popular que possui séculos de tradição. Pesquisam a respeito dos princípios ativos das diversas ervas e sua correta utilização como medicamentos. Elaboram unguentos, xaropes, pomadas, cremes e cosméticos com as ervas cultivadas, além de chás, emplastos e compressas;
• Pomar: nesse laboratório vivencial, os alunos estudam os diferentes métodos de propagação de árvores, como a estaquia, a enxertia, a semeadura, dentre outras. Estudam o valor nutritivo das frutas e as mais diferentes formas de utilização das mesmas, na alimentação e na manutenção da saúde;
• Jardim: nesse ambiente de aprendizagem, os alunos aprendem a importância da criação de ambientes esteticamente agradáveis e equilibrados na composição de paisagens naturais. Pesquisam a respeito das plantas ornamentais, sua utilização e propagação, bem como a melhor maneira de dispô- las com a finalidade de levar beleza e equilíbrio estético com elementos naturais aos diferentes ambientes deconvívio. Os alunos são incentivados a valorizarem a contemplação da natureza em sua harmonia de cores, aromas e outras impressões possíveis;
• Tecnologias Alternativas: um ambiente criativo de possibilidades de construções de equipamentos e pequenas edificações que possuam em suas concepções a ideia de sustentabilidade e ecodesign. Nesse laboratório vivencial, os alunos entram em contato com tecnologias alternativas de captação de energia solar para aquecimento de água, secagem de frutas e ervas, cozimento de comida; captação e utilização da água pluvial; reutilização de água nas construções urbanas; reciclagem de papel; reutilização de sucata na confecção de objetos de utilidade doméstica. Além de pesquisarem sobre esses aspectos, projetam e executam a construção desses itens;
• Manutenção: manter o ambiente limpo, agradável e conservado é o principal objetivo desse cenário de aprendizagem. Nesse laboratório vivencial, os alunos aprendem técnicas de conservação de ambientes, como instalações elétricas e hidráulicas, restauração de móveis, conserto de objetos e aparelhos de uso doméstico;
• Saúde e Alimentação: um cenário de aprendizagem composto de uma cozinha experimental para os alunos elaborarem receitas naturais e saudáveis. Pesquisam e elaboram receitas de pratos típicos de diversas regiões do país e do mundo, receitas experimentais, vegetarianas, orgânicas, dentre outras. Estudam os valores nutritivos dos alimentos e diferentes formas de balanceamento de cardápios
Os Ateliês de Aulas Integrativas são espaços de criação, autoconhecimento e transformação. São eles:
• Artes Visuais: ateliê onde o aluno aprende diversas técnicas de artes, desde os mais variados estilos de pintura, escultura, xilogravura, colagem, etc. O objetivo maior é ir além da técnica. É servir de possibilidade de linguagem para expressão concreta, com o auxílio de diferentes materiais, de conteúdos internos como emoções, pensamentos, opiniões, impressões. Noções de equilíbrio e diversidade estética são trabalhadas;
• Artesanato: ateliê de criação de trabalhos manuais, com diversas técnicas como croché, tricô, corte e costura, macramê, papel machê, etc. A força de vontade e a disciplina são habilidades bastante desenvolvidas nesses ateliês, bem como aperfeiçoamento e destreza. Noções como acabamento e durabilidade são trabalhadas, bem como a ideia de reutilização de itens de refugo, que seriam jogados fora, como embalagens e outros bens descartáveis;
• Teatro: ateliê de expressão teatral, nos mais diferentes gêneros, passando por mímica e clown. Utilizando-se do próprio corpo, da própria voz, de gestos, figurinos, máscaras, cenários, os alunos são incitados a representar situações, a se transpor a realidades não vividas, a experimentar personalidades diferentes, a mudar de papéis, a refletir sobre os papéis que representam e quais podem desenvolver;
• Música: ateliê musical onde desenvolve-se desde a iniciação musical até o canto ou a prática de um instrumento escolhido. A música é um tipo de expressão sutil, não visível, mas bastante tocante e reverbera em sentimentos e impressões. Cantar e tocar são habilidades inerentes ao ser humano desde de épocas primitivas. Desenvolver estas habilidades nos reconecta ao ser humano ancestral, que era capaz de utilizar-se da máxima “quem canta seus males espanta” da maneira mais essencial;
• Corpo: ioga, meditação, tai chi chuan, do-in, técnicas de massagem, são parte do currículo desse ateliê vivencial. Autoconhecimento e a saúde do corpo e da mente são os principais objetivos das atividades nesse espaço.
A cada aula são propostas atividades coletivas valorizando a importância do trabalho cooperativo, facilitando discussões, nas quais os estudantes encontram pontos de vistas diferentes a respeito do conhecimento em construção.
No Ensino Fundamental, a verificação do desenvolvimento da aprendizagem escolar compreende três processos contínuos simultâneos de caráter formativo para cada aluno: autoavaliação/ avaliação dada pelo grupo/ avaliação dada pelo professor.
A avaliação do desenvolvimento da aprendizagem é contínua e compreende o acompanhamento do processo de aprendizagem nos aspectos sócio emocional, cognitivo e psicomotor, preponderando os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
As avaliações do desenvolvimento da aprendizagem são registradas nas Fichas de Acompanhamento Individual (F.A.I.s) que organizam notas de autoavaliação, das avaliações dadas pelo grupo e pelo professor de cada disciplina, dos Laboratórios e Ateliês, bem como os relatórios e observações escritas.
A F.A.I é direcionada aos familiares, mas sobretudo ao próprio aluno, para que reconheça seu processo de desenvolvimento, de cada aspecto avaliado.